Tem arquivo no meu vírus!

Alguns usuários têm-nos relatado diversos problemas no download de arquivos disponibilizados no site, afirmando que o navegador e o antivírus estão detectando ameaças nos documentos baixados.

Num primeiro momento, cumprimos salientar que NENHUM dos quase +26.000 arquivos disponibilizados no site contêm vírus. Tomamos muito cuidado com nossos próprios computadores e com o servidor, pois um pequeno erro poderia comprometer e atingir centenas de pessoas, o que reforça nossa responsabilidade com todos os usuários.

Porém, por mais benéfica que a sua proteção “antiviral” seja, nem sempre está completamente certa. Em alguns casos, o antivírus detecta elementos inofensivos do próprio computador e classifica-os como nocivos, apagando-os ou colocando-os em quarentena. Dependendo do arquivo, a ajuda pode virar dor de cabeça. Casos assim são chamados de falsos-positivos. Como o próprio nome sugere, eles são arquivos comuns que caem no pente-fino do antivírus, como se fossem alguma praga escondida, apesar de não oferecerem perigo algum.

Por mais que o antivírus passe a sensação de segurança, é sempre importante avaliar se seus resultados realmente são verdadeiros. Entenda que não estamos descreditando o seu programa de confiança, mas em diversos testes que realizamos, alguns constataram este aviso, e outros não!

Caso se depare com este problema, solicitamos primeiramente atualizar o seu antivírus. E se o erro persistir, sugerimos, e observe bem o verbo utilizado, SUGERIMOS, desabilita-lo por alguns instantes enquanto baixa os arquivos, habilitando-o novamente em seguida, não se esqueça disso!!! (Faça o teste: Após realizar esse processo, verifique o arquivo baixado com seu antivírus, e constate por si mesmo que é apenas um alarme falso).

É muito difícil pra gente solicitar esse tipo de atitude de vocês. Mas infelizmente estamos impossibilitados de agir, por diversos motivos externos, em busca de uma solução definitiva para este caso específico. Estamos certos da compreensão de todos vocês, e nos colocamos à disposição para sanar quaisquer dúvidas que ainda tenham, e auxilia-los no que mais pudermos. Continuamos essa conversa nos comentários.

Forte abraço da Equipe Cultura Com Legenda.

12 thoughts on “Tem arquivo no meu vírus!

  1. Na verdade, a maioria dos nossos amigos estão com esse problema que não tem nada a ver com culturacomlegenda.org. Importante é instalar um bom antivirus. Sugiro 3 que não dão problemas e são mais leves: 1) Bitdefender Internet Security 2015 2)Vipre Internet Security 2016 3)ESET Security Pro. Já testei esses programas em várias plataformas a mais de 8 anos. São os melhores e não interferem nos torrents, salvo ataques mais sofisticados. É importante sempre fazer uma limpeza no cache do sistema. Indico o Bitdefender IS, leve e não atrapalha o trabalho, muito seguro. Lembrando que o Chrome possui plugins que ajudam a evitar ataques. Qualquer dica estarei a disposição de vocês meus brothers. Sou consultor e tenho certeza que muitos deixarão de ter maiores problemas. Abraços!

  2. antivírus mais atrapalham que ajudam. Por recomendação da própria microsoft, e estudos comprovam, só o windows defender e o firewall dão conta, instalar outros antivírus, mesmo os mais caros, só gerem sensação de proteção, mas são ineficazes. em todo caso, uso linux e estou tranquilo. 😉

  3. isso pode acontecer que alguns clientes torrents abrem portas de comunicação para baixar os arquivos o antivirus interpreta que aquela porta em que foi aberta para o trafego do torrent é umka ameaça.

  4. Mais uma dica: Isso ocorre com mais frequência no Google Chrome.
    Não sei outros navegadores, mas até hoje nunca tive esse problema no Firefox.

    Abs!

  5. Bom dia! Obrigada pela dica, pessoal!
    Achei que isso estava acontecendo somente comigo. O mais estranho é que nunca aconteceu e, de repente, acontece com uma galera.
    Grande abraço!
    Izabel

    • Olá Izabel, tudo bem? Infelizmente não sabemos o motivo real deste problema, pois parece não afetar todo mundo, apenas alguns usuários específicos. =/ Pedimos desculpas pelo ocorrido. Forte abraço.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *